Preparado a partir dos pedúnculos da cerejeira, o Chá de pés de cereja tem sido utilizado há séculos para tratar uma...
Nos problemas de articulações – Curcuma para cima!
Quem já não ouviu falar no curcuma para as dores?
Nem que seja por aquela falsa amiga que não se cala nos jantares de grupo…
Ah eu tenho me dado muito bem com umas cápsulas de curcuma que comprei no cel… (em voz arrastada de tia de Cascais).
Aquilo é mesmo impecável, tenho andado muito melhor das minhas cruzes, já nem tomo o be. . … digo paracetamol, só mesmo quando faz mais falta…
Perdoem-me as censuras… mas a sua amiga até tem razão, podia é ter comprado mais barato, mas não deixa de ter razão. ahhahhaah
Mas...
Se a conversa lhe tiver a fazer espécie, pode sempre perguntar:
Ó Mulheri mas tu sabes o que é o curcuma?
E se com sorte ela não souber...
Terá a grande oportunidade para responder com um ar muito intelectual mas gozão:
É o açafrão das índias, aquele pozinho amarelo que está no caril…tssssssss
Pois é!
Parece que se tem vindo mesmo a reconhecer o papel do Curcuma no tratamento natural da Osteoartrite.
Ah mais o que é isso?
Que palavra tão feia essa, termos médicos não são comigo.
Vamos simplificar, osteoartrite ou artrose, seguramente já ouviu falar…
Uma doença degenerativa das articulações onde corre danificação das cartilagens e de outros tecidos em volta também presentes nas articulações, e que tem tendência em surgir com o envelhecimento.
E como todos nós caminhamos para velhos...
É bastante provável que venhamos a sofrer disto, com mais ou menos gravidade consoante diversos factores internos ou externos, de acordo com a nossa sina hereditária, abusos na alimentação, trabalho e estilos de vida, etc.
Como sintomas, habitualmente está presente:
- Dor;
- Inchaço;
- Deformações nos ossos;
A rigidez também é frequente, especialmente de manhã ao acordar para depois melhorar um pouco à medida que movemos as articulações afectadas.
Mas vamos lá à Ciência!
Um estudo de revisão que são os estudos científicos mais credíveis, isto porque neste caso analisou 10 estudos clínicos de boa qualidade, concluiu que na osteoartrite do joelho (das mais frequentes), o curcuma apresentou um efeito terapêutico significativo na dor e na função das articulações.
E mais...
Em alguns dos estudos considerados, o efeito foi semelhante ao obtido com os medicamentos anti-inflamatórios.
Noutros desses estudos o consumo de analgésicos e anti-inflamatórios em SOS foi reduzido, o que reforça o papel do curcuma nas artroses.
É ainda concluído que o curcuma é um complemento eficaz, que permite reduzir a dose habitual dos medicamentos convencionais.
Um facto muito importante, o curcuma na grande maioria dos estudos (9 em 10) não causou qualquer efeito adverso severo, apenas ocorreram alguns desconfortos digestivos, como náuseas, diarreia e má digestão.
Se já alguma vez abusou no curcuma, sabe do que se está a falar…
O curcuma tem por isso uma grande vantagem ao contrário dos químicos pois não afecta o rim, nem aumenta a tensão arterial (pelo contrário pode até diminuir).
Isto quando tomado em doses adequadas, se tomar durante algum tempo mais do que 1g por dia, pode especialmente se beber pouca água, causar pedras nos rins.
Mas isso comparado com os outros anti-inflamatórios, não é nada…
Uma coisa muito importante para não ficar a pensar mal do condimento.
Há que destingir o efeito anti-inflamatório do analgésico, porque o curcuma ao não ser analgésico, vai necessitar de ser tomado durante algum tempo até surgir os efeitos anti-inflamatórios, que nunca são imediatos nem mesmo com os anti-inflamatórios químicos.
Ah e tal, mas eu tomei um ibuprofeno e aliviou logo a dor…
Pois, mas o ibuprofeno apesar de ser anti-inflamatório também é analgésico e esse efeito aparece logo passado 2 horas após a toma. Mas só ao fim de alguns dias é que vai desinflamar a articulação...
Para quem tem paciência e tolera sabores fortes como o do curcuma, umas das possibilidade mais económicas é consumir o pó da sua raiz seca, sempre combinado com pimenta preta, gorduras alimentares e/ou outras especiarias, para facilitar a absorção da curcumina, a substância activa do curcuma.
Nada de abusar na dose… 1 colher de café por dia bem cheia já pode ser demasiado...
Para quem quer algo prático e rápido, nada melhor que meter para dentro uma cápsula de um suplemento alimentar com doses adequadas de curcumina.
Bons temperos!
Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Últimos Comentários