Preparado a partir dos pedúnculos da cerejeira, o Chá de pés de cereja tem sido utilizado há séculos para tratar uma...
Benefícios do Chá de Uva Ursina - Descobre para que serve
Benefícios e Propriedades do Chá de Uva Ursina
Já ouviste falar da Uva Ursina, sabes para que serve esta fantástica erva?
Possivelmente já te disseram que pode ajudar a combater as infecções urinárias...
Mas hoje, irás saber que pode ajudar-te em outras situações mais.
Vamos a elas!!!
Uva Ursina na Infecção Urinária
Riquíssima em arbutina, uma substância que ao ser metabolizada pelo organismo se transforma em hidroquinona - um poderoso antiséptico natural com propriedades anti-bacterianas.
O Chá da Uva Ursina é um dos, senão mesmo o melhor remédio natural para combater as infecções urinárias causadas por bactérias:
Infecções estas que pode envolver a uretra (uretrites), próstata (prostatites), bexiga (cistites) e até mesmo os rins (nefrites), sendo que neste ultimo caso pouco recomendável, visto o maior risco de saúde para a utilização de um produto natural, sem o devido acompanhamento médico.
Alguns autores referem a aplicação da Uva Ursina mesmo em casos de descargas de muco e sangue na urina.
Uma das provas da sua utilidade, é a recomendação pela importante ESCOP (Cooperativa Científica Europeia de Fitoterapia) do uso da uva ursina no tratamento de infecções não complicadas do tracto urinário baixo - como a vulgar cistite, especialmente quando o tratamento por antibiótico químico não é considerado essencial.
Diminuição da Inflamação do Tracto Urinário
O Chá da Uva Ursina pode ajudar-te a reduzir a inflamação do tracto utinário, não só porque elimina as bactérias, que são os microorganismos responsáveis pela infecção e a consequente inflamação/irritação das vias urinárias, como actua directamente através de um efeito anti-inflamatório proveniente dos princípios activos naturalmente presentes nas suas folhas.
A diminuição desta inflamação permite ainda um alivio: da dor, do peso da bexiga, do desconforto ao urinar, e a diminuição do número de vezes em que se vai ao WC.
Efeito Diurético
As folhas da Uva Ursina apresentam ainda fitoquimicos diuréticos como o ácido ursólico, o que permite um efeito de lavagem das vias urinárias, altamente benefico para complementar a actividade antibacteriana, e acelerar a remoção das bactérias nocivas das vias urinárias.
Esse efeito eliminador é também vantajoso para excretar o ácido úrico e a promover o desgaste dos cálculos renais, sendo por isso bastante útil para combater a gota e a eliminar as pedras dos rins.
Alívio da Diarreia
As folhas da Uva Ursina são concentradas em taninos, substâncias naturais adstringentes que possuem a capacidade de revestir as mucosas e ajudando a "seca-las".
Para teres uma melhor ideia do que falamos, se beberes um chá preto em que a saqueta ou as folhas ficam demasiado tempo em contacto com a água, vais ter uma bebida altamente "pegajosa" na boca...
Sendo que esse efeito é bastante útil para ajudar a aliviar fisiologicamente uma diarreia, até porque não vai bloquear totalmente a saída daquilo que te possa estar a fazer mal nos intestinos.
Além disso pode ainda auxiliar na redução da irritação intestinal associada.
Adjuvante nas Afecções Dérmicas
Como já lhe referimos, a presença de arbutina - uma substância natural com efeitos antisépticos, faz com que as folhas de uva ursina e seus preparados de aplicação dérmica, possuam um efeito desinfectante e facilitador da regeneração da pele.
Além disso, como a arbutina origina a hidroquinona, acaba por também actuar como um potente branqueador de pigmentações da pele, especialmente daquelas originadas pelo excesso de sol e que aparecem com o passar da idade.
Outros
O chá de Uva ursina pode ainda ajudar-te em situações menos estudadas, mas em que o seu uso tradicional está documentado:
- Menorragias, ou sangramentos volumosos no momento da menstruação.
- Leucorreias, corrimento vaginal espesso.
Últimos Comentários