Descobre onde comprar, e como deves preparar o Chá da Raiz para obter os máximos Benefícios.
Benefícios da Erva Galega - Arruda Caprária - Uma Planta da Juventude
Erva Galega ou Arruda-Caprária
A Erva Galega ou Arruda-Caprária (Galega Officinalis) é uma planta medicinal robusta, que cresce no Mediterrâneo e na Ásia Ocidental.
O nome "Arruda-caprária" vem do seu odor desagradável a cabra, quando esmagada. Sendo que a palavra "Galega" significa fazer chegar o leite, uma referência ao uso tradicional da planta em auxiliar na produção de leite para a lactação.
Pertencendo à família das leguminosas, a galega é um arbusto de flores geralmente rosadas que possui inúmeros compostos activos naturais, destacando a galegina e outros derivados de guanidina.
A riqueza química desta erva medicinal atribui-lhe imensos efeitos farmacológicos que irás a seguir conhecer:
Para que Serve a Galega officinalis -Benefícios do Chá de Erva Galega
Aumento da Produção de Leite Materno
A Galega é uma erva bastante popular na amamentação, uma vez que as mulheres a consomem, para produzir mais leite materno.
Classificada como um galactagogo natural, ou seja que provoca o aumento da produção de leite, a galega é utilizada tradicionalmente por mulheres que não produzem o leite suficiente para nutrir os seus filhos.
Pensa-se que é devido à presença de fitoestrogénios, compostos de acção semelhante ao estrogénio, este se possam ligar aos receptores estrogénicos, aumentando a produção da prolactina – a hormona principal responsável pela secreção do leite nas mulheres a amamentar.
É referido que a erva galega, também é utilizada para estimular o crescimento de tecido mamário, algo útil em mulheres que adotaram crianças ou que queiram amamentar depois de uma cirurgia à mama.
Diz-se que o seu efeito é ainda igual ou superior ao feno-grego, uma outra erva bastante utilizada para esse fim.
Além do seu uso tradicional, certos estudos (entre eles alguns antigos) analisaram o efeito da galega isoladamente, mas principalmente combinada com outras ervas galactagogos, determinando um efeito positivo na quantidade de leite produzido.
No entanto, apesar de aparentemente segura, por ter sido ainda pouco estudada, é preciso alguma cautela no seu uso, especialmente durante a gravidez e amamentação.
Controlo dos Açúcares no Sangue
A erva Galega, é uma planta medicinal que tem sido utilizada desde há muitos séculos na medicina tradicional para tratar a diabetes mellitus e reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Esta erva contém compostos ativos naturais potentes como a galegina e derivados da guanidina, que apresentam efeitos redutores de glicose no sangue.
Compostos esses que levaram ao desenvolvimento de medicamentos antidiabéticos orais, incluindo a famosa metformina.
O consumo da Galega estimula o organismo a produzir insulina, regula os níveis de glicose no sangue, e ajuda a transportar a glicose para as células, fornecendo energia. Exercendo um efeito hipoglicemiante prolongado devido à presença de outros muitos alcaloides.
Além disso, o chá e os produtos à base de galega ajudam a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue e pode reduzir o risco de complicações associadas a níveis elevados de glicose em indivíduos com diabetes ou pré-diabetes.
Alguns estudos demonstraram ainda, que a erva galega e suas preparações, podem inibir certas enzimas envolvida na digestão, e decomposição de hidratos de carbono complexos necessária à sua absorção, resultando assim, em níveis reduzidos de açúcar no sangue após as refeições.
Perda de Peso
A Galega também é conhecida pelas suas notáveis propriedades anti-obesidade.
Alguns estudos em animais têm demonstrado que o consumo regular da erva galega ou seus extractos, especialmente junto com uma dieta rigorosa, auxilia significativamente na perda de gordura corporal, tanto em indivíduos com peso normal como em indivíduos geneticamente obesos.
Pensa-se que se deve à presença de guanidina, uma substancia natural precursora e com acção química próxima da metformina - antidiabético sintético que suprime eficazmente o apetite e atrasa a sensação de fome, resultando numa redução da ingestão calórica.
Além disso, a Galega previne o armazenamento de gordura e promove a queima de gordura, tornando-a uma potencial escolha para a perda de peso.
As suas propriedades para a perda de peso são especialmente benéficas para indivíduos geneticamente obesos, uma vez que ajuda ainda a reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol, assim como o peso corporal.
Outros Benefícios da Galega
Melhoria da Saúde Cardiovascular
Pensa-se que a Galega possa ajudar na melhoria da saúde cardiovascular, actuando a diversos níveis, reduzindo a influência dos vários factores de risco associados: valores elevados de glicose no sangue, perfil de gorduras no sangue alterado (colesterol e triglicéridos) e a pressão arterial elevada.
O consumo regular dos extractos de galega, ajuda assim a relaxar as artérias e vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo, e normalizando a tensão arterial.
Ao controlar as gorduras sanguíneas, permite reduzir a sua acumulação e entupimentos dos vasos sanguíneos.
Também se suspeita que esta erva, possa ajudar a reduzir a agregação plaquetária e a formação de coágulos nas artérias, garantindo um fluxo sanguíneo mais eficiente por todo o corpo.
Efeito Anti-Cancro
Existe a possibilidade de a Galega ajudar na prevenção de cancros, não só porque possui na sua composição fitoestrogénios, que funcionam como protectores contra o aparecimento de cancros relacionados com os estrogénios (pe. mama e útero), tal como ajudam a evitar a sua disseminação (metástases).
Além disso, a enorme riqueza de antioxidantes naturalmente presentes na galega, faz com que esta planta possa ajudar a reduzir a inflamação e neutralizar os radicais livres e a reduzir o stress oxidativo, associado a doenças degenerativos como o cancro.
Acção Drenante e Depurativa
Os Terapeutas alternativos destacam os seus efeitos drenantes e depurativos, que segundo eles podem ajudar não só a eliminar o sódio e os líquidos retidos em excesso, como a aliviar o inchaço e a inflamação associados aos tóxicos acumulados.
Protecção do Fígado
A Galega possui propriedades depurativas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam não só a limpar e proteger o fígado contra danos oxidativos, como a reduzir a acumulação de gordura no mesmo.
Estudos têm sugerido que o consumo de galega, pode melhorar a função hepática e ser benéfica para pessoas com doenças hepáticas.
Os efeitos verificado no controlo da glicémia e diabetes pode por isso, ser também bastante útil na saúde do fígado, nomeadamente na melhoria do fígado gordo.
Antioxidante e Anti-Idade
A presença de inúmeros antioxidantes naturais na Galega, aliada aos efeitos cardioprotectores e ao controlo da glicémia e diabetes, faz desta erva uma verdadeira panaceia no que consta ao bem-estar, longevidade e atraso do envelhecimento.
Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Últimos Comentários